Projeto Roger Cunha em parceria com a Fiocruz realiza o projeto 3C conta o Covid-19 em Manaus

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

WhatsApp Image 2020-08-24 at 10.36.58

No mês de março, início da pandemia do novo Coronavírus no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ  lança a chamada pública para apoio a ações emergenciais junto às populações vulneráveis no contexto da covid-19, com o caráter de calamidade pública. A FIOCRUZ pretende contribuir para atenuar os efeitos da pandemia nas comunidades junto às populações em situação de vulnerabilidade socioambiental por meio da parceria com projetos desenvolvidos para essas populações. O Projeto  Roger Cunha da região Norte foi aprovado com o PROJETO 3C CONTRA O COVID-19.

Acesse AQUI a lista de projetos contemplados.

A equipe do Projeto Roger Cunha pretende realizar durante três meses o acompanhamento dessas famílias, onde serão distribuídas aproximadamente 3 toneladas de alimentos, material de limpeza (água sanitária), álcool gel e material informativo e educativo. Ressalta-se que durante esse período estamos realizando a campanha de prevenção contra a covid-19, sobre a importância da manutenção das medidas de prevenção, atendendo ao eixo de comunicação e conscientização via aplicativo de mensagem.

WhatsApp Image 2020-08-24 at 10.36.59 (1)

A parceria com a FIOCRUZ é muito importante para mantermos o apoio às famílias nesse período da pandemia. Com o avanço da pandemia em Manaus e no Brasil o panorama social sofre muita variação, o projeto original submetido na chamada pública para a parceria sofreu alteração, pois está em eminência a segurança alimentar, por essa razão priorizamos a aquisição de cesta básica e os demais itens de higiene conseguimos através de parcerias locais e com recursos da própria instituição.

Com o projeto, nossa pretensão é contribuir para atenuar os efeitos causados pela pandemia do coronavírus às famílias moradoras de duas comunidades de Manaus/Am (Ouro Verde, famílias acompanhadas pelo Projeto Roger Cunha e Com. Nossa Vitória Bairro Gilberto Mestrinho), através do apoio na segurança alimentar, da comunicação ou informação sobre as medidas de prevenção conscientizando a população sobre a relevância de cada um fazer sua parte para o enfrentamento do contágio ao covid-19.

CS ROGER CUNHA

 

A Associação Comunitária de Apoio à Criança e à Família do Estado do Amazonas (ACACF/AM), conhecida pelo seu nome fantasia (Centro Social Roger Cunha Rodrigues) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC). Há 28 anos atua desenvolvendo atividades socioeducativas com crianças e adolescentes oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade Ouro Verde, no bairro Coroado, na zona Leste da Cidade de Manaus/Am.

São desenvolvidas atividades socioeducativas no contra turno da escola de segunda a sábado. As Atividades desenvolvidas visam resguardar os direitos das crianças e dos Adolescentes, por meio de atividades complementares no contra turno da escola, como:

  • Apoio Escolar
  • Inglês Infantil e pré-adolescente
  • Oficinas de Cidadania
  • Projeto Leitura
  • Criação de Jogos
  • Aulas de Matemáticas
  • Cursos Profissionalizantes
  • Apoio: Psicopedagógico, Psicológico e Social.
  • Atendimento Odontológico

 

Durante todo o ano são acompanhadas 90 (noventa) famílias e 149 (cento e quarenta e nove) crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 04 a 17 anos de idade que fielmente estão presentes na instituição.  Diariamente, são oferecidos lanches para esse público divididos em dois horários, manhã e tarde. A forma de seleção se dá por processo de seleção a cada início de ano, onde são realizadas as análises socioeconômicas de cada família, com visita domiciliar para realizar o diagnóstico familiar. O perfil das famílias atendidas são famílias de baixa renda em situação de risco social.

As famílias e as crianças são acompanhadas pelo setor de serviço social da instituição que realiza o acompanhamento familiar e individual da criança. Os serviços ofertados se baseiam na proteção social básica da Política Nacional de Assistência Social – PNAS tendo como objetivo prevenir situações de risco social desenvolvendo potencialidade e aquisições, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Busca-se sempre a participação da família e da comunidade nas atividades desenvolvidas pelo Centro Social. A equipe também é composta por profissionais da área de pedagogia e psicologia que acompanham as crianças e os adolescentes atendidos.

Durante a pandemia estendemos nosso projeto para mais quatro comunidades, conseguindo atender mais de 500 famílias neste período da pandemia.

 

 

Conheça o nosso Projeto:

Facebook: csrogercunha

Instagram: csrogercunha

www.csrogercunha.org

 

Para que tudo isso continue acontecendo e as famílias continuem sendo beneficiadas, precisamos do seu apoio:

 

Faça sua doação:

 

Banco do Brasil

AG: 1862-7

C/C 22551-7

Deixe um comentário abaixo! 😃