CONHEÇA O CENTRO SOCIAL ROGER CUNHA RODRIGUES

Quem Somos

O Centro Social Roger Cunha Rodrigues é uma instituição filantrópica, educacional e assistencial. Há mais de 26 anos atuando na cidade de Manaus/Amazonas, na garantia dos direitos e proteção socioassistencial de crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades que visam à inclusão socioeducativas no contra turno escolar, como: Apoio Escolar, aula de Inglês para crianças e pré-adolescente, aulas de Matemática, aula de Criação de jogos, projeto de Leitura, atendimento Odontológico, cursos Profissionalizantes e Apoio: Psicopedagógico, Psicológico e Social. O perfil das famílias atendidas são famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, residentes na comunidade Ouro verde, bairro Coroado.

A História

Em 1992 um grupo de jovens do Movimento dos Focolares, a pedido de Bárbara, começa a ir brincar com as crianças da então invasão, chamada Monte Sião. A comunidade solicita aos jovens de ensinarem seus filhos, já que estes não têm condições de ir à escola por causa da distância e do transporte a pagar. Surge a primeira escolinha na casa da Bárbara. Depois de algum tempo os jovens conseguem um terreno e material para construírem uma “escolinha” maior… construída por eles e a comunidade. Sempre com a participação ativa da comunidade, é construída a escola definitiva em um terreno dentro da invasão, doado por uma multinacional que desistiu de se estabelecer no local.

Depois de alguns anos, para se adequar melhor à nova situação da comunidade, a escola se torna CENTRO SOCIAL ROGER CUNHA RODRIGUES.

» Saiba mais sobre a Biografia de Roger Cunha Rodrigues

Crianças da primeira escola - 1994.

Nosso Objetivo

Construção do Centro Social Roger Cunha - 1992

Nosso objetivo é organizar e dirigir trabalhos no sentido da promoção do homem, a fim de que possa crescer como pessoa e viver com dignidade.

Acompanhe a linha do tempo

Início

Em 1992 surge a primeira escolinha na casa da Bárbara.

Ano de 1992

Com. Monte Sião, Manaus

Construção da Escolinha

Ainda no mesmo ano, foi feita a ampliação da Escolinha, já que o espaço se tornou pequeno com tantas outras crianças da comunidade.

Outubro de 1992

Com. Monte Sião, Manaus

O Nome Roger Cunha Rodrigues

Centro Social Roger Cunha

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia. It is a paradise

2010

Bairro Coroado, Manaus

First Meetup!

A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia. It is a paradise

05 February 2015

New Office, CA

Antes | Depois

006-1-768x584WhatsApp Image 2019-08-01 at 14.06.44

Principais Funções Exercidas no Centro Social Roger Cunha

Coodernadora Pedagógica

A coordenadora pedagógica organiza os trabalhos pedagógicos concernentes às atividades voltadas para o processo de ensino e aprendizagem. Dentro destes processos encontram-se a orientação e acompanhamento do trabalho das monitoras em sala de aula de reforço e apoio escolar como também sua formação. Acompanha o desenvolvimento dos Projetos culturais existentes na Instituição e o desenvolvimento dos meninos e meninas tanto na Instituição como na escola pública de origem. Este trabalho é realizado com o olhar voltado para o que propõe a Missão do Centro Social : “Promover atividades de caráter socioeducativo, com intenção de possibilitar o desenvolvimento da criança e do adolescente, e apoio à família da comunidade, contribuindo para a construção de uma Comunidade fraterna de “Homens Novos”, animados pela “Arte de Amar”, segundo os valores do Evangelho.”

Monitor(a) Educacional

O(A) monitor(a) educacional realiza o trabalho de apoio e reforço escolar em sala de aula e também acompanha os meninos e meninas na participação dos Projetos oferecidos pela Instituição. Junto com a Coordenação Pedagógica segue o desenvolvimento dos alunos tanto nas atividades na Instituição como na escola pública de origem, pois desta forma vão ressignificando seus próximos planejamentos de atividades em sala de aula. O espírito que move seu trabalho é o que está explicitado na Missão do Centro Social: “Promover atividades de caráter sócio-educativo, com intenção de possibilitar o desenvolvimento da criança e do adolescente, e apoio à família da comunidade, contribuindo para a construção de uma Comunidade fraterna de “Homens Novos”, animados pela “Arte de Amar”, segundo os valores do Evangelho.”

Serviço Social

O Serviço Social atua através do desvelamento da realidade social enfrentada pelas famílias, observando as demandas apresentadas, como forma de intervir na realidade vivenciada. Nesse sentido, ao Serviço Social requer traçar estratégias e intervenções que garantam o acesso da criança, adolescente e família às políticas públicas, proporcionando a emancipação dos indivíduos para a sociedade e na construção de um mundo mais justo e fraterno.