Conheça o Centro Social Roger Cunha

Em 1992 um grupo de jovens do Movimento dos Focolares, a pedido de Bárbara, começa a ir brincar com as crianças da então invasão, chamada Monte Sião. A comunidade solicita aos jovens de ensinarem seus filhos, já que estes não tem condições de ir a escola por causa da distância e do transporte a pagar. Surge a primeira escolinha na casa da Bárbara. Depois de algum tempo os jovens conseguem um terreno e material para construirem uma “escolhinha” maior… construída por eles e a comunidade. Sempre com a participação ativa da comunidade, é construída a escola definitiva em um terreno dentro da invasão, doado por uma multinacional que desistiu de se estabelecer no local.
Depois de alguns anos, para se adequar melhor à nova situação da comunidade, a escola se torna CENTRO SOCIAL ROGER CUNHA RODRIGUES.

O Nome da Escola

Crianças da Primeira Escola (1994).
Crianças da Primeira Escola (1994).

Nosso Objetivo

Organizar e dirigir trabalhos no sentido da promoção do homem, a fim de que possa crescer como pessoa e viver com dignidade.

 

 

Crianças da Primeira Escola (1994).
Crianças da Primeira Escola (1994).

 

Construção do Centro Social Roger Cunha.
Construção do Centro Social Roger Cunha.

 

Conheça aqui o corpo técnico atual do Centro Social Roger Cunha Rodrigues.

 

Principais Funções Exercidas no Centro Social Roger Cunha

IMG_3836-1s
Fachada atual do Centro Social (2016).


Localização atual do Centro Social Roger Cunha.

Coordenadora Pedagógica

A coordenadora pedagógica organiza os trabalhos pedagógicos concernentes às atividades voltadas para o processo de ensino e aprendizagem. Dentro destes processos encontram-se a orientação e acompanhamento do trabalho das monitoras em sala de aula de reforço e apoio escolar como também sua formação. Acompanha o desenvolvimento dos Projetos culturais existentes na Instituição e o desenvolvimento dos meninos e meninas tanto na Instituição como na escola pública de origem. Este trabalho é realizado com o olhar voltado para o que propõe a Missão do Centro Social : “Promover atividades de caráter socioeducativo, com intenção de possibilitar o desenvolvimento da criança e do adolescente, e apoio à família da comunidade, contribuindo para a construção de uma Comunidade fraterna de “Homens Novos”, animados pela “Arte de Amar”, segundo os valores do Evangelho.”

Monitor(a) Educacional

O (A) monitor (a) educacional realiza o trabalho de apoio e reforço escolar em sala de aula e também acompanha os meninos e meninas na participação dos Projetos oferecidos pela Instituição. Junto com a Coordenação Pedagógica segue o desenvolvimento dos alunos tanto nas atividades na Instituição como na escola pública de origem, pois desta forma vão ressignificando seus próximos planejamentos de atividades em sala de aula. O espírito que move seu trabalho é o que está explicitado na Missão do Centro Social: “Promover atividades de caráter sócio-educativo, com intenção de possibilitar o desenvolvimento da criança e do adolescente, e apoio à família da comunidade, contribuindo para a construção de uma Comunidade fraterna de “Homens Novos”, animados pela “Arte de Amar”, segundo os valores do Evangelho.”

Serviço Social

O Serviço Social atua através do desvelamento da realidade social enfrentada pelas famílias, observando as demandas apresentadas, como forma de intervir na realidade vivenciada. Nesse sentido, ao Serviço Social requer traçar estratégias e intervenções que garantam o acesso da criança, adolescente e família às políticas públicas, proporcionando a emancipação dos indivíduos para a sociedade e na construção de um mundo mais justo e fraterno.